No dia 20 de junho de 1954, foi realizada a primeira missa no Mercado Central, na 1ª comemoração da Páscoa dos Comerciantes.
O evento foi um movimento pioneiro. Um padre da Igreja São José foi designado para celebrá-lo no átrio e nas escadarias
da antiga Secretaria de Saúde do Estado, hoje o Minascentro.
O movimento cresceu e envolveu os comerciantes, seus familiares e amigos. Foi então que uma comerciante portuguesa, frequentadora dos festejos de Páscoa do Mercado doou uma imagem de Nossa Senhora de Fátima como forma de agradecimento. A santa passou ser a padroeira do Mercado. A partir daí, na época da Páscoa, a imagem era exposta para visitação dos devotos.
Em 1964, o Mercado Municipal foi comprado pelos comerciantes e reformado. Entre as melhorias, o galpão recebeu mais um pavimento, o estacionamento, e nele foi construída uma Capela para abrigar a imagem da Virgem de Fátima. Em 1972, o presidente do Mercado à época e alguns comerciantes solicitaram o reconhecimento da Capela e, ainda nesse ano, foi celebrada a Missa Inaugural da Capela.
A partir da década de 1980, a Capela obteve uma autorização especial, uma iniciativa dos capelães, para ser desenvolvido na comunidade todas as atividades que compõem um trabalho pastoral paroquial. Desde 1993, o Padre Elias Floriano dos Santos, vigário da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Alto Vera Cruz, atua como capelão na Capela do Mercado.
Em 1994, a Capela passou por uma reformulação, sendo totalmente reformada e ampliada para a sua reinauguração. Dom Serafim celebrou a Páscoa do Mercado com grande festa. Ao longo de todos esses anos, a Capela contou com o trabalho de voluntários, amigos, comerciantes e associados, que levaram adiante o movimento religioso iniciado na década de 1950, abrindo a oportunidade de participação dos moradores da região vizinha ao Mercado.
A missa na Capela Nossa Senhora de Fátima é realizada todos os domingos, às 7h.